Educação para a Cidadania em contexto escolar nos 50 anos do 25 de Abril

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Mariana Bacelar
https://orcid.org/0009-0007-5064-7717
Fernando Hernandez-Hernandez
https://orcid.org/0000-0003-0375-1830
Isabel Menezes
https://orcid.org/0000-0001-9063-3773

Resumo

Propõe-se um estudo retrospetivo sobre a Educação para a Cidadania em contexto escolar em Portugal, no 50.º aniversário do 25 de Abril. Através da revisão de documentos normativos e de literatura produzida nos últimos 50 anos, pretendemos atualizar o mapeamento das políticas educativas neste campo, quando enfrentamos o crescimento de tendências populistas e polarizadoras. Esperamos abrir espaço à reflexão sobre o lugar da Educação para a Cidadania no aprofundamento da democracia e no estímulo à participação cívica e política de crianças e jovens. Da criação das primeiras experiências inovadoras no pós-revolução até à atual Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, verificam-se variações no compromisso de formar cidadãos/ãs ativos/as e participativos/as, orientação filosófica e política central da Lei de Bases da Educação. Enquanto parte significativa da discussão se tem centrado na criação (e subsequente eliminação) de espaços curriculares sobre Educação para a Cidadania, pouco se considera as relações de poder e a gestão democrática nas escolas. Contudo, a participação nas decisões quotidianas da escola tem potencial significado cívico e político. Isto implica reconhecer crianças e adolescentes como atores políticos e as escolas como arenas da vida democrática que valorizam a crítica, o debate e o diálogo produtivo.

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Como Citar
Bacelar, M., Hernandez-Hernandez, F., & Menezes, I. (2024). Educação para a Cidadania em contexto escolar nos 50 anos do 25 de Abril. Educação, Sociedade & Culturas, 69, 1-20. https://doi.org/10.24840/esc.vi69.1179
Secção
Número especial | Educação, liberdade e democracia: Celebrar 50 anos do 25 de Abril

Como Citar

Bacelar, M., Hernandez-Hernandez, F., & Menezes, I. (2024). Educação para a Cidadania em contexto escolar nos 50 anos do 25 de Abril. Educação, Sociedade & Culturas, 69, 1-20. https://doi.org/10.24840/esc.vi69.1179

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