A investigação sobre a escola: Contributos da Administração Educacional

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João Barroso

Resumo

O desenvolvimento recente (a partir da década de 80) em Portugal, como em outros países da Europa Continental, de estudos sobre a administração, gestão e organização escolar foi marcado, inicialmente, pela influência da literatura sobra a administração e gestão de organizações em geral, quer no domínio da "administração pública", quer da "gestão empresarial". Ao  mesmo tempo, começaram a fazer-se sentir, oriundas de outros horizontes disciplinares, influências que resultam da emergência e desenvolvimento de uma "sociologia das organizações" que deu origem, primeiro no Reino Unido, e depois em França, ao aparecimento de uma "sociologia das organizações educativas", ou mais propriamente, tendo em conta o universo maioritariamente escolar dos seus objetos de estudo, uma "sociologia de escola". É neste contexto que me proponho fazer uma breve análise sobre a emergência da administração educacional como campo específico no domínio das Ciências da Educação, pondo em evidência as suas origens e identidade multidisciplinar, bem como a sua evolução recente, no que se refere à investigação e ao ensino, em Portugal.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

A investigação sobre a escola: Contributos da Administração Educacional. (2025). Revista Investigar Em Educação, 1(1). https://doi.org/10.34626/rk1gcm30