A relação escola-família Analisando perspectivas... desenvolvendo parcerias...
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Resumo
Neste artigo apresenta-se uma síntese dos estudos realizados na área da Relação Escola-Família por investigadores portugueses nos últimos 17 anos.
Para além da tentativa de clarificação dos conceitos e da análise da legislação fundamental para a implementação da colaboração, foram identificadas 3 correntes principais de investigação.
Duas têm-se dedicado ao estudo de perspectivas dos intervenientes, sendo que numa delas se apoia quase exclusivamente na teoria de Bernstein.
A terceira corrente tem procurado, através de estudos experimentais e de investigação-acção, construir parcerias entre na escola, a família e a comunidade, avaliando os efeitos produzidos na aprendizagem dos alunos e nas atitudes das famílias e dos professores.
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Secção
Artigos Empíricos
Como Citar
A relação escola-família: Analisando perspectivas... desenvolvendo parcerias.. (2025). Revista Investigar Em Educação, 1(1). https://doi.org/10.34626/hpn4dy19