A relação escola-família Analisando perspectivas... desenvolvendo parcerias...

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Maria Adelina Vilas-Boas

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma síntese dos estudos realizados na área da Relação Escola-Família por investigadores portugueses nos últimos 17 anos.


Para além da tentativa de clarificação dos conceitos e da análise da legislação fundamental para a implementação da colaboração, foram identificadas 3 correntes principais de investigação.


Duas têm-se dedicado ao estudo de perspectivas dos intervenientes, sendo que numa delas se apoia quase exclusivamente na teoria de Bernstein.


A terceira corrente tem procurado, através de  estudos experimentais e de investigação-acção, construir parcerias entre na escola, a família e a comunidade, avaliando os efeitos produzidos na aprendizagem dos alunos e nas atitudes das famílias e dos professores.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

A relação escola-família: Analisando perspectivas... desenvolvendo parcerias.. (2025). Revista Investigar Em Educação, 1(1). https://doi.org/10.34626/hpn4dy19