Práticas de planificação e de gestão participada no currículo nos cursos EFA: das potencialidades aos riscos de escolarização

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Helena Luísa Martins Quintas

Resumo

Numa altura em que, no âmbito da iniciativa "Novas Oportunidades", os Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) entraram nas escolas, o presente artigo analisa as características desta proposta educativa e formativa. è salientando o entendimento transdisciplinar e a gestão partilhada do currículo que caracteriza este modelo de ensino e de aprendizagem para públicos adultos. São ainda apresentados os resultados de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento, em que foi investigada a capacidade decisional e a participação dos diferentes intervenientes - formadores e formandos - nos processos de construção e de desenvolvimento curricular que se desenvolvem nos Cursos EFA.


Constatou-se que, em contexto de educação e formação de adultos, quando são dadas oportunidades aos intervenientes, estes revelam-se capazes de construir e de desenvolver currículos adequados e que respondem a reais necessidades de educação e formação. Conclui-se que para que se transforme em mais uma resposta "escolarizada", é fundamental que sejam criados dispositivos de gestão curricular que garantam uma efectiva participação dos actores (formadores e formandos) em todos os níveis de decisão curricular.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Práticas de planificação e de gestão participada no currículo nos cursos EFA: das potencialidades aos riscos de escolarização. (2025). Revista Investigar Em Educação, 1(5). https://doi.org/10.34626/smr0c905