Organização do trabalho docente: uma década em análise (1996-2005)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria do Céu Roldão
António Neto-Mendes
Jorge Adelino Costa
Luísa Alonso

Resumo

Neste artigo procura-se dar conta das tendências e perspectivas identificadas na investigação realizada em Portugal na década compreendida entre o início de 1996 e o final de 2005, no campo da organização do trabalho docente, nas suas vertentes organizacional e curricular, abrangendo simultaneamente os planos da concepção, da ação e da avaliação.


Situa-se teoricamente a perspectiva que orienta a análise e organiza-se o mapeamento da investigação revista em dois blocos: a que se refere à dimensão político-organizacional (parte I) e a que se refere às dimensões curricular e pedagógica-didática (Parte II). Da visão conjunta destes dois sub-corpora, relacionada com a análise de um conjunto de textos meta-analíticos que se elegeram como relevantes, resultam conclusões que se articularam nos seus significados, e a partir das quais se procura desenhar uma visão prospectiva de tendências, tensões e cenários que atravessam o campo estudado no momento actual.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Organização do trabalho docente: uma década em análise (1996-2005). (2025). Revista Investigar Em Educação, 1(5). https://doi.org/10.34626/3gs28n23