O "método" como constrangimento: educação de elites numa (semi)periferia

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Eunice Macedo

Resumo

Neste texto, parte-se de uma pesquisa desenvolvida com jovens do 10º e 11º ano de uma escola privada da (semi)periferia europeia, em que se centra o estudo, entendidos como grupo heterogéneo, que mantém traços comuns entre si. Explora-se a questão do "método", termo em que se englobam as estratégias do "fazer" e também os fundamentos e pressupostos que o legitimam. Situa-se o "método" num quadro político, social e cultural que parece inerente ao modus vivendi da instituição, que lhe dá sentido e funciona como cadilho do seu desenvolvimento. Analisam-se os contributos deste modo organizacional para a construção do "trabalho do aluno" e a consequente possibilidade de "forma(ta)ção" de quadros de cidadania específicos. Explicitam-se, numa perspectiva desconstrucionista , alguns dos limites estabelecidos à escolha de mundos vivenciais, de acordo com um padrão de, iminente, manutenção, reprodução e reforço social e cultural, localizado em termos sócio-económicos e inserido num contexto global. Assim, questiona-se a intencionalidade dos processos de escolarização e o currículo ocultos das metodologias, fazendo a desmontagem do carácter paradoxal dos seus supostos. Interrogam-se, ainda as concepções de juventude e as ordens de justificação vigentes na instituição, que dão vez ao "método" como constrangimento.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

O "método" como constrangimento: educação de elites numa (semi)periferia. (2025). Revista Investigar Em Educação, 1(5). https://doi.org/10.34626/q8m3j122