Investigação sobre o pensamento dos professores: multidimensionalidade, contributos e implicações

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria de Fátima Chorão Sanches
Manuela Jacinto

Resumo

Inicia-se a presente revisão de estudos portugueses sobre o pensamento dos professores com uma breve contextualização evolutiva da investigação internacional nesta área, em resposta às questões seguintes: Como se origina e progride a investigação sobre o pensamento dos professores? A que mudanças epistemológicas corresponde? Que novas perspetivas de professor e de profissionalidade emergem dessa investigação?


Na segunda parte, examinam-se os estudos portugueses agrupados em diferentes temáticas e identificam-se influências internacionais. Dessa análise emergiram diversas linhas de investigação expressas num mapa sintetizador de áreas charneira sobre o pensamento dos professores: conceções de ensino; articulação entre conceções e práticas em diversas áreas de ensino; vertentes do conhecimento profissional; pensamento ético profissional; conceções de ensino em diversas fases de formação.


Na terceira parte, salientam-se contributos e implicações referentes à compreensão da relação entre conceções e práticas, ao caráter situacional e estrutura em rede de conceções à expressividade e estabilidade do pensamento profissional e a uma visão ecológica do pensamento do professor.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Investigação sobre o pensamento dos professores: multidimensionalidade, contributos e implicações. (2025). Revista Investigar Em Educação, 1(3). https://doi.org/10.34626/kdkrt731