Investigação sobre o pensamento dos professores: multidimensionalidade, contributos e implicações
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Inicia-se a presente revisão de estudos portugueses sobre o pensamento dos professores com uma breve contextualização evolutiva da investigação internacional nesta área, em resposta às questões seguintes: Como se origina e progride a investigação sobre o pensamento dos professores? A que mudanças epistemológicas corresponde? Que novas perspetivas de professor e de profissionalidade emergem dessa investigação?
Na segunda parte, examinam-se os estudos portugueses agrupados em diferentes temáticas e identificam-se influências internacionais. Dessa análise emergiram diversas linhas de investigação expressas num mapa sintetizador de áreas charneira sobre o pensamento dos professores: conceções de ensino; articulação entre conceções e práticas em diversas áreas de ensino; vertentes do conhecimento profissional; pensamento ético profissional; conceções de ensino em diversas fases de formação.
Na terceira parte, salientam-se contributos e implicações referentes à compreensão da relação entre conceções e práticas, ao caráter situacional e estrutura em rede de conceções à expressividade e estabilidade do pensamento profissional e a uma visão ecológica do pensamento do professor.