POR QUE RAZÃO AS ESCOLAS (NÃO) APRENDEM? OS FATORES QUE ATIVAM E OS QUE OBSTACULIZAM A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
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Resumo
A Escola assume como missão primeira, estimular nos seus alunos a capacidade, o gosto e a curiosidade por aprender. Contudo, verifica-se que a escola, confrontada com a massificação do ensino, manifestou dificuldades em responder aos múltiplos
desafios da contemporaneidade. Por outro lado, não obstante o investimento da Administração Central, durante as últimas décadas, na produção de reformas que pretendem estimular a implementação de novas práticas nas escolas, existe vasta literatura evidenciando que, habitualmente, as escolas resistem à aprendizagem organizacional, o que nos leva a questionar a eficácia desta abordagem top-down e prescritiva. Para nós constitui um problema existirem no sistema educativo escolas que aprendem mais do que outras, porque consideramos que será um fator gerador de desigualdades no seio de um sistema educativo altamente centralizado. Para tal, definimos como questão de partida por que razão as escolas (não) aprendem? Considerando esta questão de investigação, este artigo pretende apresentar um projeto de investigação, ainda na sua fase inicial, que tem como propósito conhecer os fatores que ativam a aprendizagem organizacional e aqueles que a obstaculizam, produzindo conhecimento científico que possa configurar um contributo para que as escolas possam aprender, contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos, desenvolvimento profissional e social dos professores e ascensão social das famílias. O artigo incidirá, portanto, na abordagem concetual na qual assenta a problemática de investigação.