JOVENS CONSTRUTORES DA CIDADE - OLHARES DAS ASSOCIAÇÕES NO TERRITÓRIO SOBRE A PARTICIPAÇÃO JOVEM

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João Francisco Dionísio
Joana Campos
Maria João Hortas

Resumo

A representação generalizada que os jovens são pouco participativos e não se identificam como sendo parte determinante das políticas que lhes dizem diretamente respeito (Crowley & Moxon, 2017) suscita o objetivo central deste trabalho: analisar e
compreender os processos através dos quais os jovens participam e influenciam os processos de decisão e desenvolvimento das suas comunidades. Apresentamos uma investigação de natureza mista enquadrada num estudo mais alargado que teve como objetivo construir um diagnóstico participativo da juventude do município do Funchal. A informação recolhida privilegiou o conhecimento das
representações dos jovens, das associações, agentes de juventude e dos decisores políticos, sobre a forma como os jovens participam, se envolvem e são envolvidos na conceção de políticas de juventude. Para o efeito foram aplicados inquéritos por questionário aos jovens do Funchal, às Juntas de Freguesia, às instituições de Ensino Superior, Escolas Secundárias e Profissionais e realizadas entrevistas às associações juvenis e agentes de juventude do município do Funchal. A construção da resposta ao objetivo do presente trabalho decorre da análise dos resultados das 51 entrevistas realizadas ao movimento associativo municipal - as associações juvenis, estudantis e partidárias com ação no território - e à sociedade civil - as entidades municipais e regionais que desenvolvem trabalho de intervenção que influencia a vida dos jovens. Os resultados permitem destacar: (i) o reconhecimento, valorização e capacitação dos
jovens enquanto agentes ativos no desenvolvimento das suas comunidades; e, (ii) as associações juvenis e entidades municipais enquanto agentes mobilizadores e de suporte às políticas locais de juventude.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

JOVENS CONSTRUTORES DA CIDADE - OLHARES DAS ASSOCIAÇÕES NO TERRITÓRIO SOBRE A PARTICIPAÇÃO JOVEM. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(14). https://doi.org/10.34626/3dmyz207