AS VOZES DA MEMÓRIA DEAMBULANDO ENTRE OS ESPAÇOS, TEMPOS E CULTURAS PASSADAS À CIDADANIA ATUAL

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Ernesto Candeias Martins

Resumo

A investigação aborda as histórias de vida profissional, no marco da narratividade (relatos de vida reconstruídos em histórias de vida), colocando as biografias de professores em reflexividade. em contexto sócio-histórico. Estas biografias foram como guias de reflexão sobre a prática docente e a experiência de ensino em tempos históricos distintos. Resgatámos as memórias de 10 professores primários aposentados que foram alunos do ensino primário, do secundário e do Magistério Primário no Estado Novo e, posteriormente como docentes no exercício de desempenho da profissão no "antes" e "depois" de 1974 e, ainda dando uma visão atual sobre o ensino. Trata-se de uma pesquisa de metodologia qualitativa, sustentada no paradigma interpretativo e com enfoque biográfico-narrativo, de teor fenomenologico hermenêutico, que decorreu entre 2018-19. Recorremos à técnica de entrevista em profundidade e à observação participante (registos em notas de campo), tendo estabelecido categorias analíticas e de interpretação sobre o respetivo conteúdo. Cumpriu-se as regras e procedimentos éticos e legais de protocolo com os sujeitos de estudo. Os resultados confirmam a relação entre essas histórias e os processos biográficos na reconstrução do percurso e da identidade de 'Ser Professor' em períodos históricos e políticos diferentes. Analisámos as representações do ensino e escola desses professores na atualidade. Consideramos que o pessoal de cada professor esteve vinculado ao político, tanto no que se refere às políticas de representação (visibilidade, invisibilidade) como na importância que adquiriu a reivindicação do exercício de uma democracia em que estes sujeitos-cidadãos recuperaram a voz e atuação democrática.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

AS VOZES DA MEMÓRIA DEAMBULANDO ENTRE OS ESPAÇOS, TEMPOS E CULTURAS PASSADAS À CIDADANIA ATUAL. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(14). https://doi.org/10.34626/rb99za43