O poder da criança pequena diante das regras da escola: resistência e estratégias no jardim de infância francês
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Resumo
Opondo-se à visão determinista que considera a criança como simples objeto passivo de uma socialização que viria das instituições, este artigo propõe-se a mostrar o poder das crianças em face do projeto educativo e social da escola a partir de observações participantes das crianças (3 a 6 anos) de dois jardins de infância franceses. Através da análise do cotidiano dessas crianças podemos perceber que elas reagem de maneira criativa e coletiva às regras elaboradas pelos adultos, não somente internalizando a sociedade e a cultura, mas também contribuindo ativamente para a sua produção e transformação. Neste sentido, desde pequenas as crianças têm o poder da preservação da sociedade mas também o poder da mudança social.
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Secção
Artigos Empíricos
Como Citar
O poder da criança pequena diante das regras da escola: resistência e estratégias no jardim de infância francês. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(8). https://doi.org/10.34626/sq04jz81