Resistência e Utopia: a visão da Pedagogia Crítica

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Sílvia Raquel Pereira

Resumo

A pedagogia crítica, enquanto movimento educacional desenvolvido particularmente a partir dos anos oitenta, tem desenvolvido uma forte análise crítica relativamente ao contexto educativo atual, enfatizando a sua submissão a uma crescente racionalidade instrumental e a sua contribuição para a reprodução das relações de poder existentes na sociedade. Para contrariar o diagnóstico que desenvolve, a pedagogia crítica procura contribuir para o debate educativo através de um conjunto de reflexões que visam contribuir para o resgate do potencial democrático das instituições educativas e potenciar o desenvolvimento de uma educação verdadeiramente crítica e emancipatória. Neste artigo, procuramos contribuir para a passagem da crítica à possibilidade através da exploração de dois dos seus conceitos fundamentais: resistência e utopia.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Resistência e Utopia: a visão da Pedagogia Crítica. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(8). https://doi.org/10.34626/mc5v7x86