Governação através de feedback: Da orientação nacional para o posicionamento global

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Maarten Simons

Resumo

O objetivo deste artigo é argumentar que a evidente necessidade e o intercâmbio de informações comparativas devem ser considerados como sintoma de um novo modo de governação que vem instalar relações de poder menos evidentes. O artigo pretende focar-se primeiramente em mecanismos de "governação através de feedback", e, especificamente, em avaliar como a política educacional e as autoridades estatais racionalizam (e justificam) cada vez mais o seu papel na recolha e provisão de informação de feedback. Em segundo lugar, o objetivo do artigo é atingir a compreensão dos novos mecanismos de poder que se repartem pelos modos de governação atuais. Argumenta-se que, no lugar do poder da vigilância (no panótico) e do poder dos exemplos/exceções (no sinóptico), acaba por ser um feedback de 360º que vem, hoje, facultar uma articulação paradigmática de novas formas de poder.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Governação através de feedback: Da orientação nacional para o posicionamento global. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(8). https://doi.org/10.34626/2vwdh114