Projetos em educação em português e desenvolvimento de compe-tências-chave para a sociedade do séc. XXI

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Cristina Manuela Sá

Resumo

O recente documento posto à discussão pelo Ministério da Educação, que procura traçar as grandes linhas do perfil a desenvolver nos alunos para os preparar para a sociedade do séc. XXI, anuncia uma grande revolução. Esta prende-se não só com o tipo de competências-chave que será necessário desenvolver nos alunos, como ainda com as características a assumir pelo processo educativo para permitir atingir essa finalidade. O ensino e aprendizagem da língua materna vão certamente ocupar um lugar de destaque nesse contexto, visto que permitem desenvolver competências essenciais (nomeadamente em comunicação oral e escrita) e que o podem fazer em articulação com outras áreas curriculares. Neste artigo, pretendemos retomar alguns aspetos da nossa reflexão sobre esta problemática, relacioná-los com o referido perfil e apresentar exemplos de concretização dos objetivos que este pressupõe, a partir de projetos por nós orientados, associados ao ensino do Português e implementados nos primeiros anos de escolaridade.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Projetos em educação em português e desenvolvimento de compe-tências-chave para a sociedade do séc. XXI. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(7). https://doi.org/10.34626/wgzrxr49