A formação ativa de professores – um projeto de investigação-for-mação com integração das tecnologias digitais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Luísa Rodrigues

Resumo

A presente investigação teve como propósito identificar as bases teóricas e práticas de um modelo de formação que permita uma inovação das metodologias de ensino-aprendizagem com integração pedagógica das tecnologias digitais e contribua para o desenvolvimento profissional docente.
Este modelo de formação, fundamentado em correntes pedagógicas identificadas, caracteriza-se por uma gestão flexível do processo formativo com utilização de metodologias e estratégias ativas de aprendizagem que potenciem a construção de competências dos professores e, em simultâneo, através de um processo de isomorfismo, a transferência de competências para os seus alunos.
Com base numa abordagem predominantemente qualitativa complementada com questionários, a componente empírica foi implementada através de um projeto de investigação-formação numa determinada comunidade educativa.
Na linha de um contributo para o desenvolvimento de uma cultura digital na escola, procurou-se delinear um modelo específico de formação – a Formação Ativa – ajustado ao desenvolvimento profissional e humano no contexto da futura sociedade do conhecimento.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

A formação ativa de professores – um projeto de investigação-for-mação com integração das tecnologias digitais. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(6). https://doi.org/10.34626/vdakz623