A utilização de tablets em escolas de 2.º e 3.º ciclos: Contributos para a implementação de projetos com manuais digitais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Lagarto
Hermínia Marques
Jorge Mata
Duarte Martins

Resumo

Substituir manuais escolares em papel por manuais digitais inseridos em tablets e utilizá-los na sala de aula obriga a uma planificação antecipada de todo o processo, de forma a não esquecer um conjunto de fatores críticos que, se não forem devidamente salvaguardados, podem tornar-se um entrave ao sucesso educativo do projeto.
O acompanhamento pedagógico realizado ao longo de quase três anos do projeto ManEEle (Manuais Escolares Eletrónicos) permite-nos apresentar algumas linhas orientadoras para a criação de um quadro de referência que facilite a introdução pedagógica dos tablets na escola. Analisam-se algumas das dimensões críticas e chama-se a atenção para um conjunto de situações que, se analisadas e tratadas adequadamente, são fatores indutores de sucesso.
Desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Cuba, em duas turmas do terceiro ciclo, este projeto-piloto iniciou-se em setembro de 2013, estando atualmente no seu terceiro e último ano.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

A utilização de tablets em escolas de 2.º e 3.º ciclos: Contributos para a implementação de projetos com manuais digitais. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(6). https://doi.org/10.34626/x21q8s86