Mentality and Intergenerationality as Framework Conditions of ‘Lifelong Learning’. Conceptional consequences of a multi-generational study in East Germany

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Peter Alheit

Resumo

O contributo deste texto baseia-se num estudo qualitativo multigeracional e abrangente realizado na Alemanha de Leste. O texto tem como objetivo reconstruir a forma como são individualmente processadas as dramáticas transformações histórico-politicas na história alemã do século vinte e também identificar os diferentes padrões de tradição intrafamiliares. O resultado parece ser provocatório: nos diferentes ambientes sociais analisados, e na maior parte da amostra, as atitudes e orientações sociais permanecem praticamente inalteradas entre as gerações dos avós e dos netos. O autor fala de uma ‘resistência intergeracional à modernização’ que era característica da sociedade da Alemanha de Leste. Alheit baseia-se nestes resultados para proceder a um interessante aprofundamento do conceito teórico de aprendizagem ao longo da vida: parece que os processos educacionais ao longo da vida só podem ser adequadamente entendidos se se tiver em conta de forma sistemática as estruturas mentais e as práticas de tradição intergeracionais subjacentes.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Mentality and Intergenerationality as Framework Conditions of ‘Lifelong Learning’. Conceptional consequences of a multi-generational study in East Germany. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(5). https://doi.org/10.34626/51mjdh79