Lifelong Learning Comes of Age: Intergenerational Perspectives

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Alexandra Withnall

Resumo

Embora sujeito a um considerável debate, o potencial da aprendizagem ao longo da vida para promover a inclusão social e a coesão das populações idosas pas-sou a figurar num vasto leque de políticas públicas e em diferentes níveis.. Neste enquadramento, a aprendizagem intergeracional tem um apelo particular, embora, diferentes conceitos de geração tenham originado uma literatura científica diversi-ficada.. Assiste-se também a um número crescente de relatos de práticas em distintos países. São discutidas novas formas de aprendizagem intergeracional, como a aquisição de competências de literacia digital, e novos contextos de aprendizagem, como as universidades e o local de trabalho. Argumenta-se que o que agora é necessário é um quadro teórico que seja apropriado para explorar questões emergentes juntamente com um melhor entendimento das mudanças cognitivas que ocorrem com o envelhecimento. Também são abordadas questões relacionadas com a transmissão de conhecimento e com o poder, bem como a problemática da sensibilidade cultural na aprendizagem intergeracional. Conclui-se que a aprendizagem intergeracional tem muito para oferecer no contexto da aprendizagem ao longo da vida.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Lifelong Learning Comes of Age: Intergenerational Perspectives. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(5). https://doi.org/10.34626/vf8q4q26