Formação contínua na área das TIC em Portugal. Quem são os Formadores e que perspetivas têm sobre a integração das tecnologias no currículo?
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Resumo
Este trabalho incide sobre a formação contínua de professores na área das
Tecnologias de Informação e Comunicação desenvolvida no âmbito dos Centros de
Formação de Associação de Escolas. Com base num trabalho exploratório e descritivo
realizado através de questionário, procura-se contribuir para a reflexão sobre o papel
específico que os formadores podem exercer no desafiante processo de utilização
pedagógica das tecnologias digitais hoje disponíveis.
Não havendo estudos prévios sobre os formadores de professores nesta área em
Portugal, procurámos saber quem é chamado a exercer essa função e quais as suas
perspetivas sobre a integração das tecnologias no currículo, de modo a melhor
compreendermos o seu papel neste processo.
Sumariamente, podemos concluir que os formadores têm as condições necessárias
para contribuir para o desenvolvimento de competências técnicas dos professores na
utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, embora não seja claro que
contribuam, de igual modo, ao nível da integração pedagógica propriamente dita
dessas tecnologias no currículo.