Trabalho colaborativo em fóruns de discussão online: lugares de encontro na formação inicial de professores
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Dada a importância do trabalho colaborativo, é necessário promovê-lo
desde a formação inicial de professores. As ferramentas da web social, tais como os
fóruns de discussão online, são espaços privilegiados para promover estas práticas
de trabalho. Não exigem feedback imediato, por isso os estudantes podem apresentar
mensagens estruturadas, sem se sentirem pressionados para dar uma resposta
rápida.
Neste artigo apresenta-se um projeto realizado durante um semestre, com alunos do
mestrado profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino
Básico, na Universidade de Aveiro, Portugal. Recolheram-se dados de dois grupos de
alunos, cujos membros eram todos do género masculino, sendo um dos grupos
constituído por três alunos e o outro por quatro, com média de idades de 24 anos.
Os alunos participaram num fórum de discussão online, de acesso gratuito e criado
no forumportugues.com.pt no, qual discutiram questões relacionadas com o
ensino/aprendizagem da ortografia para construir em colaboração
estratégias/atividades didáticas para o desenvolvimento de competências de
ortografia. A finalidade deste estudo era caraterizar o trabalho colaborativo num
fórum de discussão online. Analisámos qualitativamente as mensagens e os
documentos dos alunos, através de análise de conteúdo, com recurso ao software de
apoio à investigação qualitativa NVivo.
Os resultados revelaram uma certa resistência inicial dos alunos em trabalhar
colaborativamente, centrando-se mais na sua prestação individual e na divisão de
tarefas. Estes resultados vão ao encontro dos apurados numa outra fase do estudo
em que se verificou que os alunos tendiam a não valorizar esta modalidade de
trabalho. Ao mesmo tempo, estes resultados são confirmados pelas suas reflexões
escritas individuais sobre a experiência vivida no fórum, em que destacam mais o
desenvolvimento de trabalho do tipo cooperativo.
Com base nestes resultados tem-se vindo a melhorar o fórum, em edições posteriores
da unidade curricular, de modo a incentivar o trabalho colaborativo.