Recursos e percursos do programa integrado de educação e formação (PIEF) – Estudo de três casos no Alentejo
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Resumo
Este artigo reporta um estudo multicaso sobre o processo de reinserção
escolar de três grupos/turma PIEF integrados no projeto Terra Nómada. A
investigação incidiu sobre o processo de ensino desenvolvido pelas equipas, tendo
por base entrevistas semiestruturadas, na modalidade de grupo focal, e análise
documental dos materiais adotados. Como mais-valia sobressai a exploração de
processos de ensino centrados no aluno e a existência de equipas fortemente
motivadas e predispostas ao trabalho colaborativo, articulação e desenvolvimento de
projetos transdisciplinares. O regime de codocência favoreceu a adoção de
estratégias de ensino diversificadas e a organização de trabalho subjacente ao
princípio da individualização. As iniciativas Terra Nómada fortaleceram a ligação
com as famílias e tiveram um impacto evidente nas práticas profissionais dos
docentes. As maiores debilidades situaram-se ao nível da gestão curricular,
observando-se alguma simplificação do currículo enunciado, generalização dos
planos individuais e reduzido controlo da sua execução.