Professores de educação especial – socialização e identidades profissionais

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Isabel Pizarro Madureira

Resumo

Ser professor de educação especial constitui uma opção que qualquer
docente pode realizar durante o seu percurso profissional. Tal opção envolve
processos de mudança nos quais importa considerar a experiência e a formação
especializada.
O estudo pretendeu identificar as motivações subjacentes àquela opção, as
mudanças de concepções pedagógicas sobre o ensino e sobre a educação decorrentes
da experiência e da formação especializada, e os fatores determinantes na
socialização profissional.
Realizaram-se quatro entrevistas de natureza biográfica a professores do 1º ciclo do
Ensino Básico e do 2º e 3º ciclo e do Ensino Secundário; usou-se o programa Atlas Ti
para a análise de conteúdo.
Os resultados mostram as diferentes motivações, a influência da experiência
profissional e, embora com menor expressão, a influência da formação
especializada. A análise dos processos de socialização permitiu identificar três tipos
de identidade profissional: a identidade pedagógica resiliente, a identidade plural
vulnerável e a identidade ambígua vulnerável.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Professores de educação especial – socialização e identidades profissionais. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(2). https://doi.org/10.34626/j8k9j812