Narrativas de Vida na Construção da Profissionalidade de um Educador Musical
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Resumo
Este artigo pretende, através da visibilização de percursos de vida e
conceções de educadores musicais na educação pré-escolar e no 1.º CEB, identificar
fatores contribuintes para a construção de um educador musical e dimensões
constituintes da sua profissionalidade, nomeadamente ao nível de dispositivos e
processos didáticos nesses níveis de educação e ensino. Secundariamente, pretendese
também contribuir para o desenvolvimento da pesquisa narrativa em educação e,
especificamente, em Expressão e Educação Musical, e promover o autoconhecimento
do investigador como educador musical. Do ponto de vista metodológico, foram
recolhidos, narrados e analisados relatos biográficos de dois educadores musicais e
realizada uma autobiografia de um educador musical especialista em música, a do
próprio investigador. O estudo permitiu salientar o uso das narrativas biográficas
como metodologia de acesso a práticas e teorias da expressão e educação inerentes à
experiência dos educadores e ainda elucidar o lugar das autobiografias como método
de indagação no desenvolvimento do investigador enquanto tal.