Novas profissionalidades em educação: um diálogo com pedagogos egressos e seus empregadores na zona sul da cidade de São Paulo

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Cristina Zukowsky-Tavares
Ana Paula Souza
Elize Keller-Franco
Eunice Bertoso

Resumo

Atribuindo vez e voz a empregadores e egressos do curso de Pedagogia que
atuam em profissionalidades emergentes a pesquisa buscou entender o sentido que
atribuem aos saberes de sua formação e encaminhamentos por eles sugeridos. A
metodologia qualitativa teve como instrumento de coleta de dados o grupo focal com
os seis egressos dos anos de 2008 e 2009 de uma universidade na zona sul da cidade
de São Paulo que atuam em espaços diversificados e entrevista semi estruturada com
os quatro empregadores que aceitaram participar da investigação. Os resultados
apontaram a relevância de habilidades de trabalho em equipa, gestão de pessoas e
projetos,criatividade e metodologias para atuar com diferentes grupos e faixas
etárias, ampla formação humanística, ampliando espaços de prática profissional
durante o curso. Essa profissionalidade com o pleno exercício da docência
fundamenta-se na produção coletiva de respostas aos desafios impostos pela
sociedade atual na construção de um mundo melhor.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Novas profissionalidades em educação: um diálogo com pedagogos egressos e seus empregadores na zona sul da cidade de São Paulo. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(2). https://doi.org/10.34626/h1mgzm96