Profissionalidade docente: da prática à praxis

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Maria Leonor Borges

Resumo

Face à complexidade das sociedades atuais, da escola e dos novos
entendimentos quanto aos objetivos da educação escolar, assiste-se ao
reconhecimento de um papel mais autónomo e interveniente no ato
educativo por parte do professor, como um profissional que constrói saber
sobre e para a sua prática profissional que marca a sua forma de ser e agir
enquanto professor. Um saber profissional pessoal, resultado de um
processo de desenvolvimento profissional, que integra saberes e
experiências diversos, que se refletem na ação de ensinar. Apresentam-se,
neste artigo, alguns dos resultados de um trabalho de investigação que
permitem compreender a especificidade do saber profissional do professor
na construção da sua profissionalidade. Enfatiza-se, em particular, o papel
desempenhado pelo saber experiencial na sua construção e reflete-se sobre o
seu contributo para o esclarecimento do modo ou modos como os
professores constroem e desenvolvem o seu saber e as suas competências
profissionais a partir das suas experiências de trabalho.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Profissionalidade docente: da prática à praxis. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(2). https://doi.org/10.34626/zqhz1m72