Velhas e novas profissionalidades, velhos e novos profissionalismos: tensões, paradoxos, progressos e retrocessos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Maria Teresa Estrela

Resumo

O autor situa-se na perspectiva das ciências da educação para tentar esclarecer os conceitos de profissionalismo e de mudança contínua profissionalismo dos professores, identificar os atores que têm o poder e a legitimidade de definir esses conceitos e inventariar algumas formas de novos profissionalidades. Dada a mudança nas condições de trabalho, recrutamento, formação e carreira dos professores, a profissão é afetada por tensões e paradoxos dos quais damos alguns exemplos. Estas tensões podem
colocar em perigo a classe profissional tal como a conhecemos ou exigir uma reformulação profunda e realista da nossa forma de conceber a profissão, a sua profissionalismo e profissionalismo.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Velhas e novas profissionalidades, velhos e novos profissionalismos: tensões, paradoxos, progressos e retrocessos. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(2). https://doi.org/10.34626/srs35a73