O não formal na organização escolar: os grupos de discussão direcionada e as representações dos professores sobre o ensino

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Alexandre Gomes

Resumo

Este texto surge na sequência de uma investigação realizada no âmbito de uma dissertação de mestrado (Gomes, 2012) a propósito das representações dos professores e do choque de racionalidades na organização educativa. Centrada em temas basilares à educação (missão de escola, documentos estruturantes da organização educativa, avaliação, profissionalidade docente, conflito na organização escolar, papel do diretor, autonomia de escola), foi conferido particular enfoque aos processos que designaremos de aprendizagem não formal da profissão docente, isto é, os mecanismos de construção e reconstrução da profissão docente que não resultem de qualquer processo intencional/formal de desenvolvimento profissional ou de modelagem de normas conduta profissional, mas que se encontrem enraizados no quotidiano societal e sejam partilhados mediante a experiência vivencial, nomeadamente em contexto de trabalho.
A estratégia metodológica mobilizada teve por base um estudo de caso instrumental (Stake, 2007), recorrendo aos grupos de discussão direcionada como técnica de recolha de dados empíricos.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

O não formal na organização escolar: os grupos de discussão direcionada e as representações dos professores sobre o ensino. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(1). https://doi.org/10.34626/tv74c965