A perceção dos participantes em Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário: Estudo de Caso

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Filipa Canelas
Nair Rios Azevedo

Resumo

Os Centros Novas Oportunidades (CNO) foram o centro do desenvolvimento do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no âmbito da Iniciativa Novas Oportunidades (INO). Entre 2005 e 2011 foi uma das grandes apostas do governo português para transformar o nível secundário no patamar mínimo da qualificação da população, introduzindo a possibilidade dos adultos evoluírem na sua qualificação e certificação.
Esta investigação teve como objetivo principal conhecer a perceção dos adultos acerca das implicações que a frequência no Processo de RVCC de Nível Secundário teve quer na dimensão profissional, quer formativa e pessoal. O trabalho procurou, com base em um Estudo de Caso, e por meio de questionários, entrevistas e análise documental, respostas para as nossas questões de investigação. Espera-se poder contribuir para a melhoria das práticas profissionais nos centros de qualificação profissional e, também, para o crescimento do conhecimento científico no âmbito do reconhecimento de adquiridos.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

A perceção dos participantes em Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de Nível Secundário: Estudo de Caso. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(1). https://doi.org/10.34626/q3dqd566