Educação e imagem: desvelando caminhos para a educação emancipatória através da produção audiovisual

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Cristine Pires
Maria Cecília de Paula Silva

Resumo

O presente estudo consiste numa pesquisa sobre a formação humana em ambientes educativos formais e não formais. A partir de relação dialógica construída com os participantes, em dois estudos de caso, no bairro de Plataforma, Salvador - Bahia, Brasil. Objetivou-se investigar o processo de produção audiovisual e as contribuições da linguagem e produção imagética para formação dos sujeitos visando fundamentar a práxis pedagógica, a partir da autonomia dos educandos como Sujeitos que fazem escolhas e projetam coletivamente ações/produtos que resignificam seus valores e identidade comunitária. Utilizamos os registros imagéticos produzidos conjuntamente com os jovens como base de análise, e a história construída no decorrer desse processo. Essa investigação permite constatar alguns impactos na relação dos alunos com a produção imagética e com as representações deles como sujeitos que ressignificam sua comunidade e consequentemente sua identidade e poder de ação.

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Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Educação e imagem: desvelando caminhos para a educação emancipatória através da produção audiovisual. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(1). https://doi.org/10.34626/vsw0j176