Infância e Ludicidade: o texto e o contexto

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alberto Nídio Silva

Resumo

No presente estudo ficam, num primeiro momento, clarificados os conceitos em que hoje se sustentam as culturas da infância e, dentro destas, a cultura lúdica enquanto sua primordial expressão. Detalham-se, também, na sua tridimensionalidade, as configurações que pautam os quotidianos das crianças, quer quando respeitam à sua vida institucionalizada, escolar ou para escolar, quer, ainda, quando se referem ao usufruto de um tempo para seu uso discricionário onde a presença direta do adulto se encontra dele arredia. Regista-se, nestas formas, a incompatibilidade entre a vertente lúdica da vida das crianças e a agenda formal e não formal que vai assoberbando os seus quotidianos.
Os dados extraídos de um estudo qualitativo ajudam-nos a perceber o percurso histórico que a presença da informalidade das vivências societais conheceu na vida das crianças, com o seu declínio marcado pela presença avassaladora com que os adultos vão pautando agora as suas vidas. E cada vez menos a forma condiz com o formato a que as coisas chegaram.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

Artigos Empíricos

Como Citar

Infância e Ludicidade: o texto e o contexto. (2025). Revista Investigar Em Educação, 2(1). https://doi.org/10.34626/0t23aq66