Infância e Ludicidade: o texto e o contexto
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Resumo
No presente estudo ficam, num primeiro momento, clarificados os conceitos em que hoje se sustentam as culturas da infância e, dentro destas, a cultura lúdica enquanto sua primordial expressão. Detalham-se, também, na sua tridimensionalidade, as configurações que pautam os quotidianos das crianças, quer quando respeitam à sua vida institucionalizada, escolar ou para escolar, quer, ainda, quando se referem ao usufruto de um tempo para seu uso discricionário onde a presença direta do adulto se encontra dele arredia. Regista-se, nestas formas, a incompatibilidade entre a vertente lúdica da vida das crianças e a agenda formal e não formal que vai assoberbando os seus quotidianos.
Os dados extraídos de um estudo qualitativo ajudam-nos a perceber o percurso histórico que a presença da informalidade das vivências societais conheceu na vida das crianças, com o seu declínio marcado pela presença avassaladora com que os adultos vão pautando agora as suas vidas. E cada vez menos a forma condiz com o formato a que as coisas chegaram.