O estado e as políticas educativas: Uma proposta de mandato renovado para a Escola Democrática

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Stephen R. Stoer

Resumo

Aborda-se, neste texto, desenvolvimentos recentes da política educativa portuguesa através de uma grelha de análise crítica construída, em parte, com base em trabalhos de Boaventura Sousa Santos e aproveitando também achegas produzidas pela análise crítica, realizada por vários autores, da reforma educativa inglesa. Após uma viagem pela consolidação e posterior crise da Escola Meritocrática em países centrais, apresenta-se uma proposta de «mandato renovado» para a Escola Democrática que se configura na base da simultânea crise e consolidação da escola para todos em Portugal.

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

ARTIGOS

Como Citar

Stoer, S. R. (2008). O estado e as políticas educativas: Uma proposta de mandato renovado para a Escola Democrática. Educação, Sociedade & Culturas, 26, 149-173. https://doi.org/10.24840/esc.vi26.1606

Referências

AFONSO, A. J. (1992, Fevereiro). A Reforma Educativa e os seus discursos. Comunicação ao 2.º Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

AGLIETTA, M. (1976). Régulation et crises de capitalisme. Paris: Calmann-Lévy.

ALVES, J. J. M. (1992). Modos de organização, direcção e gestão das escolas profissionais. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação/Administração Escolar, Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Braga.

ARAÚJO, H. C. (1993). The construction of primary teaching as women’s work in Portugal (1870-1933). Ph.D. Thesis, Open University, Inglaterra.

ARÁUJO, H. C., & STOER, S. R. (1993). Genealogias nas escolas: A capacidade de nos surpreender. Porto: Edições Afrontamento.

AZEVEDO, J. (1991a). Educação tecnológica: Anos 90. Porto: Edições ASA.

AZEVEDO, J. (1991b). Ensino técnico-profissional – Papel do Estado e sociedade civil. In Actas da Conferência Nacional Novos Rumos para o Ensino Tecnológico e Profissional. Ministério da Educação: GETAP.

BALL, S. J. (1990). Politics and policy making in education. Londres: Routledge.

BALL, S. J. (1993). Education markets, choice and social class: The market as a class strategy in the UK and the USA. British Journal of Sociology of Education, 14(1), 3-19.

BATES, I., CLARKE, J., COHEN, P., FINN, D., MOORE, R., & WILLIS, P. (1984). Schooling for the dole? The new vocationalism. Londres: MacMillan.

BISSERET, N. (1979). A ideologia das aptidões naturais. In J. C. Durand (Org.), Educação e hegemonias de classe. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

BOURDIEU, P. (1983). Reprodução cultural e reprodução social. In S. Grácio, S. de Miranda & S. R. Stoer (Orgs.), Sociologia da Educação – I, Funções da escola e reprodução social. Lisboa: Livros Horizonte.

BOWLES, S., & GINTIS, H. (1976). Schooling in capitalist America. Londres: Routledge & Kegan Paul.

BOYER, R. (Org.) (1986). La flexibilité du travail en Europe. Paris: Editions la Découverte.

COLEMAN, J. (1972). The concept of equality of educational opportunity. In B. R. Cosin et al. (Orgs.), School and society. Londres: Routledge & Kegan Paul.

COOKSON, P. W. Jr. (1992). The ideology of consumership and the coming deregulation of the public school system. Journal of Education Policy, 7(3), 301-311.

CORREIA, J. A. (1990). Escola, novas tecnologias e mercado do trabalho em Portugal. Aprender, 11, 45-52.

CORREIA, J. A. (1991a). O fundamento da hipótese. Aprender, 13, 10-14.

CORREIA, J. A. (1991b). Formação e mundo do trabalho – Texto de Apoio, 3: A crise dos modelos de desenvolvimento e as políticas educativas no limiar do século XXI. Módulo M2. Manual do Formador, 1 (pp. 50-62). Ministério da Educação: GETAP.

CORREIA, J. A., STOLEROFF, A. D., & STOER, S. R. (1993). A ideologia da modernização no sistema educativo em Portugal. Cadernos de Ciências Sociais, 12/13, 25-51.

CROZIER, M. (1991). État modeste, État moderne – Stratégies pour un autre changement. Paris: Éditions Fayard (2.ª Ed.)/Éditions du Seuil.

DALE, R. (1986). Perspectives on policy making. In E333 Policy-Making in Education, Módulo 1, Parte 2. The Open University, Inglaterra.

DALE, R. (1987). Examining the gift horse’s teeth: An analysis of TVEI. In L. Barton & S. Walker (Orgs.), Youth, unemployment and schooling. Milton Keynes: Open University Press.

DALE, R. (1988). Implications for progressivism of recent changes in the control and direction of education policy. In A. Green & S. J. Ball (Orgs.), Progress and inequality in comprehensive education. Londres: Routledge.

DALE, R. (1989). The State and education policy. Milton Keynes: Open University Press.

DALE, R. et al. (1990). The TVEI Story – Policy, practice and preparation for the work force. Milton Keynes: Open University Press.

DALE, R., & OZGA, J. (1991). Introducing education policy: Principles and perspectives. In E333 Policy-Making in Education, Módulo 1. The Open University, Inglaterra.

FINN, D., GRANT, N., & JOHNSON, R. (1977). Social democracy, education and the crisis. In Centre for Contemporary Cultural Studies (Org.), On ideology. Birmingham: Hutchinson.

GIDDENS, A. (1990). The consequences of modernity. Cambridge: Polity Press.

GIROUX, H., & MCLAREN, P. (1988). Radical pedagogy as cultural politics: Beyond the discourse of critique and anti-utopianism. In Actas da I Conferência Internacional de Sociologia da Educação. Faro: Escola Superior da Educação, Instituto Politécnico de Faro.

GRÁCIO, R. (1981). Perspectivas futuras. In M. Silva & I. Tamen (Orgs.), Sistema de ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

GRÁCIO, R. (1983). O congresso do ensino liceal e os grupos de estudo do pessoal docente do ensino secundário: Uma alternativa sob o caetanismo. Análise Social, 75-76-77, 757-792.

GRÁCIO, R. (1986). A educação, dez anos depois. Revista Crítica de Ciências Sociais, 18-19-20, 153-182.

GRÁCIO, R. (1988). Debater publicamente reformas educativas: Um confronto. Seara Nova, 18, 14-18.

GRÁCIO, S. (1986). Política educativa como tecnologia social. Lisboa: Livros Horizonte.

GRILO, E. M. (1991). Comentário (da comunicação de José Rose). In Actas da Conferência Nacional Novos Rumos para o Ensino Tecnológico e Profissional. Ministério da Educação: GETAP.

HARVEY, D. (1989). The condition of postmodernity. Oxford: Blackwell.

KATZNELSON, I., & WEIR, M. (1985). Schooling for all – Class, race and the decline of the American ideal. Nova Iorque: Basic Books.

LOPES, E. R., GRILO, E. M., NAZARETH, J. M., AGUIAR, J., GOMES, J. A., & AMARAL, J. P. (1989). Portugal, o desafio dos anos 90. Lisboa: Editorial Presença.

MARQUES, M. (1991). Partenariado sócio-educativo – Paradigma das escolas profissionais. Inovação, 4(2-3), 167-175.

MARQUES, M. (1992). A decisão política em educação, o partenariado socioeducativo como modelo decisional: O caso das escolas profissionais. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação/Educação e Desenvolvimento, Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

MOORE, R. (1987). Education and the ideology of production. British Journal of Sociology of Education, 8(2), 227-242.

MÓNICA, M. F. (1981). Escola e classes sociais. Lisboa: Presença.

NÓVOA, A. (1992). A reforma educativa portuguesa: Questões passadas e presentes sobre a formação de professores. In A. Nóvoa & T. S. Popkewitz (Orgs.), Reformas educativas e formação de professores (pp. 57-71). Lisboa: Educa.

PARSONS, T. (1959). The school class as a social system. Harvard Educational Review, 29(4), 297-318.

PINTO, F. C. (1994). A formação do Homem no projecto da modernidade. Tese de Doutoramento, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Porto.

RODRIGUES, F., & STOER, S. R. (1993). Acção local e mudança social em Portugal. Lisboa: Edições Fim do Século.

SANTOS, B. S. (1988). O social e o político na transição post-moderna. Comunicação e Linguagens, 67, 25-48.

SANTOS, B. S. (1989). Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto: Edições Afrontamento.

SANTOS, B. S. (1990a). O Estado e o direito na transição pós-moderna: Para um novo senso comum sobre o poder e o direito. Revista Crítica de Ciências Sociais, 30, 13-43.

SANTOS, B. S. (1990b). O Estado e os modos de produção de poder social. In A Sociologia e a Sociedade Portuguesa na Viragem do Século: Actas do I Congresso Português de Sociologia, Vol. II (pp. 649-665). Lisboa: Fragmentos.

SANTOS, B. S. (1991). Subjectividade, cidadania e emancipação. Revista Crítica de Ciências Sociais, 32, 135-191.

SANTOS, B. S. (1993). O Estado, as relações salariais e o bem-estar social na semiperiferia: O caso português. In B. S. Santos (Org.), Portugal: Um retrato singular (pp. 17-56). Porto: Edições Afrontamento.

STOER, S. R. (1986). Educação e mudança social em Portugal, 1970-1980, uma década de transição. Porto: Edições Afrontamento.

STOER, S. R. (1993). Construindo a escola democrática através do «campo da recontextualização pedagógica». Educação, Sociedade & Culturas, 1, 7-27.

STOER, S. R., & ARAÚJO, H. C. (1992). Escola e aprendizagem para o trabalho num país da semiperiferia europeia. Lisboa: Edições Escher.

STOER, S. R., STOLEROFF, A. D., & CORREIA, J. A. (1990). O novo vocacionalismo na política educativa em Portugal e a reconstrução da lógica da acumulação. Revista Crítica de Ciências Sociais, 29, 11-53.

TEODORO, A. (1993). Educação, desenvolvimento e participação política dos professores – Contributo para uma análise crítica da política educativa portuguesa dos anos oitenta. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação/Educação e Desenvolvimento, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.

TURNER, R. H. (1961). Modes of social ascent through education: Sponsored and contest mobility. In A. H. Halsey, J. Foud & C. A. Anderson (Orgs.), Education, economy and society. Nova Iorque: Free Press.

WALLERSTEIN, I. (1984). The politics of the world-economy. Cambridge: Cambridge University Press.

WALLERSTEIN, I. (1991a). Unthinking social science – The limits of Nineteenth-Century paradigms. Cambridge: Cambridge Polity Press.

WALLERSTEIN, I. (1991b). Geopolitics and culture: Essays on the changing world-system. Cambridge: Cambridge University Press.

WILLIAMS, R. (1961). The long revolution. Londres: Chatto e Windus.

WILSON, B. (1962). The teacher’s role. British Journal of Sociology, XIII, 1-19.