Sociologia da educação e formação de professores
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Neste artigo começa-se por perguntar: qual a relevância da sociologia da educação na formação de professores? Praticamente, em todo o mundo anglo-saxónico e também em países como a França e a Suécia, a sociologia da educação evoluiu, num curto espaço de tempo, de uma situação em que não tinha espaço na formação de professores até à sua afirmação numa base institucional bastante importante. Depois de se distinguir entre diferentes definições concorrentes da sociologia da educação, é argumentado que a sociologia da educação é essencial para que os professores possam compreender «que papéis a escola desempenha na criação e perpetuação da realidade social».
##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Secção

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.
Como Citar
Referências
ADLER, S., & GOODMAN, J. (1986). Critical theory as a foundation for method courses. Journal of Teacher Education, 37, 2-8.
ALMEIDA, J. C. (1968). Situação e problemas do ensino de ciências sociais em Portugal. Análise Social, 22-23, 597-729.
ÂNGELO, V. (1975). O ensino discriminatório: Liceu e escola técnica. Análise Social, 44, 576-629.
ARAÚJO, H. (1985). Profissionalismo e ensino. Cadernos de Ciências Sociais, 3, 85-103.
ARCHER, M. (1979). Social origins of educational systems. Londres e Beverly Hills: Sage.
ARONOWITZ, S., & GIROUX, H. (1985). Radical education and transformative intellectuals. Canadian Journal of Political and Social Theory, IX(3), 48-63.
BALLANTINE, J. (Ed.) (1984). Teaching the sociology of education. Resource Materials for Teaching. Washington, D.C.: American SociologicaI Association.
BARON, S., FINN, D., GRANT, N., GREEN, M., & JOHNSON, R. (1981). Unpopular education. Londres: Hutchinson/Centre for Contemporary Cultural Studies, Universidade de Birmingham.
BENAVENTE. A., & CORREIA, M. (1981). Obstáculos ao sucesso na escola primária. Lisboa: Instituto de Estudos para o Desenvolvimento.
BENAVENTE, A., COSTA, A. F., MACHADO, F., & NEVES, M. C. (1987). Do outro lado da escola. Lisboa: I.E.I. Fundação Van Lur.
BETTENCOURT, A. (1982). La liaison école-milieu-production: A l’école secondaire portugaise 1975-76. Thèse de Doctorat de Troisième Cycle, Universidade de Paris V, Sorbonne, França.
BIVAR, M. (1975). Ensino primário e ideologia. Lisboa: Seara Nova.
CABANAS, J. (1983). Por una historia de la sociología de la educación en España. Revista Española de Pedagogía, XLI(159), 25-42.
CAMPOS, B. (1986a). Formação participante de profissionais do desenvolvimento humano. Revista de Psicologia e de Ciências da Educação, 1, 7-16.
CAMPOS, B. (1986b). A formação participante de não-profissionais para inovação em educação infantil. Análise Psicológica, 1, IV, 155-168.
CÂNDIDO, L. (1964). A evolução recente da estrutura escolar portuguesa. Análise Social, 7-8, 671-698.
CARNEIRO, R. (1979). Planning educational reform. In Educational reform: Experiences and prospects (pp. 61-71). Paris: UNESCO.
COLLINS, R. (Org.) (1985). The three sociological traditions. Nova Iorque: Oxford University Press.
CORREIA, M., BENAVENTE, A., & PEDRO, E. (1982). Professores do ensino primário: Representações e práticas. Lisboa: Instituto de Estudos para o Desenvolvimento/Fundação Calouste Gulbenkian.
COSTA, A. F., & MACHADO, F. (1986). Meios populares e escola primária, pesquisa sociológica projectos interdisciplinares de investigação-acção. Sociologia, 2, 69-89.
CRUZEIRO, M., & ANTUNES, M. (1976). O ensino secundário em Portugal. Análise Social, 48, 1001-1048.
CRUZEIRO, M., & ANTUNES, M. (1977). O ensino secundário em Portugal, 2. Análise Social, 49, 147-210.
CRUZEIRO, M., & ANTUNES, M. (1978). Ensino secundário: Duas populações, duas escolas (I). Análise Social, 55, 443-502.
DALE, R. (1983). The political sociology of education. British Journal of Sociology of Education, 4(2) 185-202.
DELAMONT, S. (1981). All too familiar? A decade of classroom research. Educational Analysis, 3(1), 69-83.
DEMAINE, J. (1981). Contemporary theories in the sociology of education. Londres: Macmillan.
DINIZ, A., & WOLF, F. (1978). Opções políticas dos professores e sindicalismo. Vértice, 38, 52-89.
EMEDIATO, C. (1978). Educação e transformação social. Análise Social, 54, 207-217.
ESTEVES, A. (1984). Sociologia da educação: Guia temático e bibliográfico. Cadernos de Ciências Sociais, 1, 129-149.
ESTRELA, A. (1984). Teoria e prática de observação de classes. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica.
ESTRELA, M. (1986). Une étude sur l’indiscipline en classe. Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica.
ESTRELA, M., & ESTRELA, A. (1978). A técnica dos incidentes críticos no ensino. Lisboa: Estampa.
FERNANDES, J. V. (1987). A escola e desigualdade sexual. Lisboa: Livros Horizonte.
FERNANDES, R. (1977). Educação, uma frente de luta. Lisboa: Livros Horizonte.
FERREIRA, V., & NUNES, A. S. (1968). O meio universitário em Portugal. Análise Social, 22-23-24, 526-595.
FLOUD, J. (1962). Teaching in the affluent society. British Journal of Sociology, 16, 299-308.
FONTAINE, A. (1977). A discriminação sexual dos papéis sociais nos manuais de português de aprendizagem da leitura. Revista Portuguesa de Pedagogia, XI, 149-183.
GODINHO, V. (1975). A educação num Portugal em mudança. Lisboa: Edições Cosmos.
GOMES, A. (1964). O desenvolvimento socioeconómico e a educação. Análise Social, 7-8, 652-670.
GOMES, A. (1977). A educação democrática em perigo. Porto: Limiar.
GONÇALVES, J. J. (1983). Sociologia da educação. Estudos Políticos e Sociais, XI(3-4).
GRÁCIO, R. (1981). Perspectivas futuras. In M. Silva & M. Tamen (Orgs.), Sistema de ensino em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
GRÁCIO, S. (1982). Escolarização e modos de integração na formação social portuguesa (1950-1978). Análise Psicológica, 4(2), 473-495.
GRÁCIO, S. (1986). Política educativa como tecnologia social. Lisboa: Livros Horizonte.
GRÁCIO, S., & MIRANDA, S. (1977). Insucesso escolar e origem social: Resultados dum inquérito-piloto. Análise Social, 51, 721-726.
GRÁCIO, S., MIRANDA, S., & STOER, S. (1983). Sociologia da educação – 1: Funções da escola e reprodução social (antologia). Lisboa: Livros Horizonte.