Resgatar a meta-reflexão freiriana em cinco atos
Um marco perene para pensar dilemas do educador-investigador hodierno
DOI:
https://doi.org/10.34626/esc.vi56.27Palavras-chave:
pensamento freiriano, educação social e permanente de adultos, papel do educador-investigador, teoria educacional críticaResumo
Neste texto de tipo ensaístico, o objetivo é partilhar reflexões, inquietações e dilemas transversais sobre aspetos principais que foram emergindo de uma trajetória de investigação educacional no domínio da educação social e permanente de adultos (ESPA). Apresenta-se um balanço cujo fio condutor é desenvolvido em cinco atos que constituem cinco convicções que, ao estabelecerem-se, convocam coordenadas bem instituídas da investigação neste sector e resgatam, da literatura, um quadro teórico-conceptual crítico, cujo epicentro são os diversos contributos do pensamento freiriano. Termina-se com uma breve, embora convicta, apologia do contributo que a investigação crítica interdisciplinar e colaborativa pode dar, se transcender os atuais pressupostos paradigmáticos, porém instrumentalizados, de uma aprendizagem ao longo da vida. Nessa condição, poder-se-á tornar o “Espaço Europeu da Educação” uma oportunidade, sem fronteiras, para assegurar um futuro com dignidade humana, que transcenda a nossa espécie para, sabiamente, educar, sobretudo, para o valor da vida em todo o ecossistema.
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