N.º 2 (1994)

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(...) Para abrir este segundo número, encontramos o artigo de José Alberto Correia que nos apresenta uma análise crítica de alguns dos discursos educativos dos anos 80, sempre no âmbito de um olhar para o campo educativo no limiar do século XXI. A seguir, apresentamos um trabalho inédito do sociólogo francês Pierre Bourdieu que constitui o discurso o discurso feito pelo mesmo na altura em que lhe foi entregue a "Medalha de Ouro" do "Centre Nacional de la Recherche Scientifique (CNRS).(...) O artigo da antropóloga Amélia Frazão-Moreira aborda a questão da aprendizagem das categorias do mundo adulto pelas crianças numa aldeia do Alto Douro. Também o trabalho de Cristina Rocha e Manuela Ferreira se preocupa com a educação das crianças, aqui através de uma análise do processo de construção da lª infância em Portugal, na transição do século XIX para o século XX. No artigo de Rui Canário encontramos uma análise de um processo de inovação no campo de educação: o desenvolvimento das Mediatecas Escolares. Terminamos a primeira parte deste número com o texto de Roger Dale sobre algumas das consequências da promoção de um mercado em educação. Estas apontam, segundo Dale, muito mais para a uniformidade da educação escolar do que para a sua diversidade, assim contradizendo o que tem sido altamente proclamado neste campo.(...)

Stephen R. Stoer

 

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Publicado: 1994-12-01