Conhecimento-emancipação numa escola quilombola

O princípio da comunidade e a resistência histórica e atual

Autores

  • Kenia Silva CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0001-6995-3721
  • Maria José Magalhães Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0001-6213-8396
  • Margarida Felgueiras CIIE-Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto https://orcid.org/0000-0003-3989-2379
  • Carlos Eduardo Santana Faculdade Integrada Ipitanga (FACIIP), Lauro de Freitas https://orcid.org/0000-0002-7458-3419

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi65.614

Palavras-chave:

Escola quilombola, conhecimento-emancipação, princípio da comunidade, educação formal

Resumo

Este artigo tem por objetivo promover uma discussão sobre a educação formal das populações racializadas pela colonialidade a partir do contexto de uma escola em território quilombola, situada no Brasil. Assim, propomos uma reflexão acerca do conceito de escola pública, dentro de um contexto histórico, refletindo sobre a tensão entre o pilar da regulação social, constituído pelos princípios do Estado, da comunidade e do mercado; e o pilar da emancipação social, que consiste na racionalidade estético-expressiva das artes e da literatura, a racionalidade instrumental-cognitiva da ciência e da tecnologia, e a racionalidade moral-prática da ética e do direito. Foi utilizado, enquanto estratégia de investigação emergente, o estudo de caso qualitativo, tendo como recolha de dados entrevistas semiestruturadas e análises documentais. Para a realização da análise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo na perspetiva de Bardin (2011), optando pela análise temática para a interpretação das entrevistas. Ponderamos, dessa forma, que há possibilidade de superação da tensão entre a apropriação e a violência sofrida pelas pessoas dos territórios colonizados, a partir do conhecimento-emancipação vinculado às práticas sociais, culturais e políticas dentro do princípio da comunidade

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Silva, K., Magalhães, M. J., Felgueiras, M., & Santana, C. E. (2023). Conhecimento-emancipação numa escola quilombola: O princípio da comunidade e a resistência histórica e atual. Educação, Sociedade & Culturas, (65), 1–21. https://doi.org/10.24840/esc.vi65.614

Edição

Secção

DOSSIER TEMÁTICO