O lugar do encontro

Reflexões sobre uma prática pedagógica

Autores

  • Luís Fernandes Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi42.287

Palavras-chave:

pedagogia, sala de aula, métodos de ensino, inovação

Resumo

Propõe-se neste texto** um conjunto de reflexões que fundamentem uma prática: a nossa atividade docente na Universidade do Porto, iniciada em meados dos anos 1980. Faz-se um recuo introspetivo e crítico sobre a nossa experiência profissional – trata-se portanto de um exercício deliberadamente existencial. Procuramos com ele discernir escolhas e decisões sobre o modo de ir sustentando uma prática, organizando este percurso de acordo com quatro grandes momentos: 1) os tempos iniciais da vida profissional – colocados perante a constatação de que a docência é um campo deixado ao saber-fazer de cada um, interrogamo-nos sobre como resolvemos este confronto com o facto concreto de ter de planear e de dar uma aula; 2) interroga-se em seguida essa entidade
a que chamamos «a sala de aula», propondo-a como lugar do encontro; concebemo-la como algo mais do que o setting onde decorre um processo de transmissão de informação, resgatando-a assim ao reducionismo cognitivo e sublinhando outras dimensões com as quais devemos complexificar o que se passa neste setting – partindo do facto de sermos um animal social, concluímos que a aprendizagem e, em sentido mais geral, a educação, não podem ser senão relacionais; 3) exploram-se algumas consequências desta constatação, assentando nela os princípios pedagógicos que nos regem e identificando estratégias concretas para os trazer para o quotidiano da docência; 4) por último, reflete-se sobre a mudança, pensada nas dinâmicas do adaptar, do renovar e do inovar. Posicionamo-nos criticamente acerca da identificação da inovação com a tecnificação dos meios de ensino e
propomo-la como resultado espontâneo do jogo entre a investigação e o ensino/aprendizagem – jogo primordial para a identidade daquilo que entendemos como Universidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Fernandes, L. (2014). O lugar do encontro: Reflexões sobre uma prática pedagógica. Educação, Sociedade & Culturas, (42), 177–189. https://doi.org/10.34626/esc.vi42.287