Consumo e cultura

Modos de ser e viver a contemporaneidade

Autores

  • Dinah Quesada Beck FURG/IE/PPGEDU – Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande, RS/Brasil)
  • Paula Corrêa Henning FURG/PPGEA/PPGEC – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande, RS/Brasil)
  • Virgínia Tavares Vieira FURG/PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande (Rio Grande, RS/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi42.283

Palavras-chave:

consumo, cultura, contemporaneidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir e problematizar o consumo como prática cultural e social instaurada no quotidiano dos indivíduos, especialmente no que se refere à sociedade ocidental. Deste modo, o texto apresenta algumas das características do consumo na contemporaneidade e, na sua narrativa, nutre-se dos seus desígnios, como os de prazer e felicidade, aborda a constituição dos sujeitos como consumidores e mercadorias e intensifica o olhar para a sua dinâmica e fluidez nas relações sociais e culturais postas em nosso quotidiano. O campo teórico escolhido versa especialmente a partir do importante sociólogo polaco Zygmunt Bauman e do filósofo e sociólogo
francês Gilles Lipovetsky. Olhando para os fenómenos sociais, políticos, económicos que constituem o contemporâneo, o artigo aborda a mundialização da cultura e coloca em discussão o fenómeno do consumo que tem determinado modos de ser e viver a atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-08-01

Como Citar

Beck, D. Q. ., Henning, P. C. ., & Vieira, V. T. . (2014). Consumo e cultura: Modos de ser e viver a contemporaneidade. Educação, Sociedade & Culturas, (42), 87–109. https://doi.org/10.34626/esc.vi42.283

Edição

Secção

ARTIGOS | Submissão livre