Salas de arte

Espaço de formação estética e sensível na escola

Autores

  • Carla Carvalho Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Itajaí (Itajaí, Santa Catarina/Brasil)
  • Aline Amaral Freitas Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Comunicação, Turismo e Lazer, Universidade do Vale do Itajaí (Itajaí, Santa Catarina/Brasil)
  • Adair de Aguiar Neitzel Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Itajaí (Itajaí, Santa Catarina/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi42.282

Palavras-chave:

arte, educação, sala ambiente, formação estética e sensível

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada na Rede Pública de Ensino de Itajaí (Santa
Catarina – Brasil) acerca das salas de arte. A partir de observações realizadas em duas escolas, pôde-
-se constatar a relevância da reflexão e discussão sobre os espaços estéticos e sensíveis para o ensino
da arte. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória. A coleta
de dados foi efetuada através de inquéritos nas escolas dessa rede, que procurou identificar quais
as escolas que possuem sala de arte. Através de pesquisa bibliográfica, procurou-se fundamentar a
relevância de se pensarem lugares para o ensino da arte e da formação estética nos espaços escolares.
Este estudo indica as fragilidades e a ausência dos espaços para o ensino da arte nas escolas
públicas investigadas. Torna-se necessário compreender o espaço escolar como uma possibilidade
de educação dos sentidos e que um espaço apropriado para a arte interfere no processo ensino-
-aprendizagem e, também, na construção de um sujeito mais humanizado.

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Publicado

2014-08-01

Como Citar

Carvalho, C., Freitas, A. A., & Neitzel, A. de A. (2014). Salas de arte: Espaço de formação estética e sensível na escola. Educação, Sociedade & Culturas, (42), 67–86. https://doi.org/10.34626/esc.vi42.282

Edição

Secção

ARTIGOS | Submissão livre