Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa

Autores

  • Pedro Abrantes Universidade Aberta e CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa/Portugal)
  • Sofia Amândio CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa/Portugal), e Centre Max Weber (CNRS), Université de Lyon (Lyon/França)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi42.280

Palavras-chave:

insucesso escolar, socialização familiar, ensino superior, desigualdades sociais, Portugal

Resumo

O presente artigo procura contribuir para o avanço da investigação em sociologia da educação, equacionando as propostas teóricas de Lahire, à luz da sua relevância para a compreensão das realidades educativas contemporâneas em Portugal. Propomos então discutir três temas fortes do percurso de investigação empírica de Lahire sobre a educação e a cultura: a produção do insucesso escolar na escola primária; o sucesso escolar em meios populares; e os diferentes modos de estudar no espaço do ensino superior. A análise destas propostas deixa-nos a convicção da sua utilidade para aprofundar e alargar a nossa compreensão dos fenómenos educativos, a partir das relações quotidianas entre a experiência escolar e as práticas de socialização familiar, fundamentalmente,
no trabalho realizado pelos indivíduos para «tecer» as disposições desenvolvidas em diferentes campos da vida social.

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Publicado

2014-08-01

Como Citar

Abrantes, P. ., & Amândio, S. (2014). Bernard Lahire e a sociologia da educação portuguesa. Educação, Sociedade & Culturas, (42), 7–25. https://doi.org/10.34626/esc.vi42.280

Edição

Secção

ARTIGOS | Submissão livre