Novas formas de cidadania, a construção europeia e a reconfiguração da universidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Stephen R. Stoer

Resumo

Este artigo examina o impacto das novas formas de cidadania e construção europeia na universidade. Se considerarmos as novas formas de cidadania como dirigidas para a identidade, e não para o território, e a construção europeia como o entrelaçar de quarto metáforas (a bandeira, a associação, a rede e o bazar), quais são as implicações para uma universidade que tradicionalmente produziu, preservou e difundiu a cultura nacional? Poderá a universidade contribuir para tornar a Europa simultaneamente mais competitiva e mais social e, ao mesmo tempo, contribuir para assegurar que tanto a construção europeia como as novas formas de cidadania sejam mais reflexivas?

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.downloads##

##plugins.themes.bootstrap3.displayStats.noStats##

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Secção

ARTIGOS

Como Citar

Stoer, S. R. (2008). Novas formas de cidadania, a construção europeia e a reconfiguração da universidade. Educação, Sociedade & Culturas, 26, 219-238. https://doi.org/10.24840/esc.vi26.1611

Referências

ALTBACH, P. G. (2004). Globalisation and the university: Myths and realities in an unequal world. Tertiary Education and Management, 10(1), 3-25.

ANDERSON, B. (1983). Imagines communities. Londres: Verso.

ANDRÊS, A. M. G. (2003). Práticas pedagógicas no ensino superior: Um estudo exploratório através do conceito de dispositivos de diferenciação pedagógica. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto.

BARNETT, R. (2003). Beyond all reason. Living with ideology in the university. Buckingham: The Society of Research into Higher Education & Open University Press.

BECK, U. (1992). The risk society. Londres: Sage.

BECK, U., BONSS, W., & LAU, C. (2003). The theory of retlexive modernization: Problematic, hypotheses and research programme. Theory, Culture & Society, 29(2), I-33.

BIREAUD, A. (1995). Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto Editora.

CARNOY, M. (2001). The role of the state in the new global economy. In J. Muller, N. Cloete & S. Badat (Eds.), Challenges of globalisation South African debates with Manuel Castells (pp. 21-34). Cape Town: Maskew Miller/Longman.

CASTELLS, M. (1997). The power of identity. Oxford: Blackwell.

CASTELLS, M. (2001a). Growing identity organically. In J. Muller, N. Cloete & S. Badat (Eds.), Challenges of globalization (pp. 114-125). Cape Town: Maskew Miller/Longman.

CASTELLS, M. (2001b). Universities as dynamic systems of contraditory functions. In J. Muller, N. Cloete & S. Badat (Eds.), Challenges of globalisation (pp. 206-223). Cape Town: Maskew Miller/Longman.

Commission of the European Communities (CEC) (2003). Communication from the Commission: The role of the universities in the Europe of knowledge. Brussels (05.02.2003 COM 58 final).

CLARK, B. (1998). Creating entrepreneurial universities. Oxford: Elsevier Science for IAU Press.

CORTESÃO, L., & STOER, S. R. (1999). Acerca do trabalho do professor: Da tradução à produção do conhecimento no processo educativo. Revista Brasileira de Educação, 11, 33-45.

COULBY, D. (1997). Intercultural education in the United States of America and Europe: Some parallels and convergences in research and policy. European Journal of Intercultural Studies, 8(1), 97-104.

GIDDENS, A. (1990). The consequences of modernity. Cambridge: Cambridge Polity Press.

HARVEY, D. (1989). The condition of post-modernity: An inquiry into origins of cultural change. Oxford: Basil Blackwell.

KALDOR, M. (1995). European Institutions, National-States and Nationalism. In D. Archibugi & D. Held (Eds.), Cosmopolitan democracy. Cambridge: Cambridge Polity Press.

LYOTARD, J.-F. (1989). A condição pós-moderna. Lisboa: Gradiva.

MAGALHÃES, A. M. (2001). Higher education dilemmas and the quest for identity: politics, knowledge and education in an era of transition. PhD Thesis, University of Twente, Holanda.

MAGALHÃES, A. M., & STOER, S. R. (2002). A escola para todos e a excelência académica. Porto: Profedições.

MAGALHÃES, A. M., & STOER, S. R. (2003). Performance, citizenship and the knowledge society: A new mandate for european education policy. Globalisation, Societies and Education, 1(1), 41-66.

MAGALHÃES, A. M., & STOER, S. R. (2004). Knowledge in the bazaar: Pro-active citizenship in the learning society. In M. Kuhn & R.G. Sultana (Eds.), Homo Sapiens Europeus? – Creating the european learning citizen. Berlin: Peter Lang (no prelo).

MAGALHÃES, A. M., & STOER, S. R. (2005). A diferença somos nós: A gestão da mudança social e as políticas educativas e sociais. Porto: Edições Afrontamento.

NÓVOA, A., & LAWN, M. (2002). Fabricating Europe: The formation of an education space. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

ROCA, J. G., & MONDAZA, G. (2002). Jóvenes, universidade y compromiso social. Una experiencia de inserción comunitaria. Madrid: Narcea, s.a. de ediciones.

ROUSSEAU, J.-J. (1993). The social contract and discourse. Londres: Everyman.

SANTOS, B. S. (1994). Pela mão de Alice. Porto: Edições Afrontamento (especialmente Cap. 8, «Da Ideia de Universidade à Universidade de Ideias», pp. 163-201).

STOER, S. R., & MAGALHÃES, A. M. (2001). A incomensurabilidade da diferença e o anti-anti-etnocentrismo. In D. Rodrigues (Ed.), Educação e diferença (pp. 35-48). Porto: Porto Editora.

STOER, S. R., & MAGALHÃES, A. M. (2003a, Setembro). Europe as a bazaar: A contribution to the analysis of the reconfiguration of nation-states and new forms of «living together. Comunicação apresentada à Midterm Conference of the Sociology of Education Research Committee of the ISA. Lisboa.

STOER, S. R., & MAGALHÃES, A. M. (2003b). A reconfiguração do contrato social moderno: Novas cidadanias e educação. In D. Rodrigues (Ed.), Perspectivas sobre a inclusão (pp. 13-24). Porto: Porto Editora.

STOER, S. R., RODRIGUES, D., & MAGALHÃES, A. M. (2003). Theories of social exclusion. Berlim: Peter Lang.

TOURAINE, A. (1997). Pourrons-nous vivre ensemble? Égaux et différents. Paris: Fayard.