Questões centrais no estudo das culturas profissionais dos professores: Uma síntese crítica da bibliografia
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Resumo
Nos tempos recentes, as culturas ocupacionais dos professores têm vindo a ser objecto de uma atenção mais cuidada. Através de uma revisão crítica da literatura da investigação realizada neste domínio, este artigo chama atenção para a necessidade de se discutir o conceito de cultura tal como este tem sido aplicado às escolas e ao corpo docente. Discute-se o problema da unidade e da diversidade cultural no seio da profissão docente, dando-se particular ênfase às culturas dos estabelecimentos de ensino. Destaca-se, em particular, a dimensão interactiva das culturas de escola. Neste âmbito, procura-se problematizar a noção de colegialidade docente, analisando e confrontando os seus benefícios ao nível da mudança educativa, bem como as ambiguidades e perigos que encerra. Quando escutamos uma sinfonia, estamos preparados para captar e responder ao tema melódico e é muito fácil esquecer que a forma como nós o ouvimos é, em grande medida, literalmente determinada por pautas de instrumentos que não estão a tocá-lo mas que, todavia, fazem parte do todo. Se olharmos para as características dos professores desta maneira, podemos aprender bastante - da mesma forma que podemos apreciar os temas melódicos de uma sinfonia - mas, do mesmo modo que a melodia não é a sinfonia, as características dos professores não são também mais do que um aspecto de uma orquestração mais complicada de factores. O facto de estarmos mais orientados para responder às características dos professores e pensar sobre elas ilustra provavelmente mais as nossas formas costumeiras de pensar do que a complexidade da cultura da escola (Sarason, 1982: 213).
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