Filosofia africana ubuntu na interface do direito universal à educação, ensino público e escola inclusiva

Autores

  • Ana Sofia Gonçalves Universidade Lusófona https://orcid.org/0000-0001-8076-8818
  • Felisberto Kiluange Fragoso da Costa Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação & Desenvolvimento, Instituto de Educação, Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-4255-9246
  • Ana Paula Silva Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação & Desenvolvimento, Instituto de Educação, Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-4065-9427

DOI:

https://doi.org/10.24840/esc.vi65.606

Palavras-chave:

Ubuntu African philosophy, organizational and professional culture, universal right to education, public education, inclusive school

Resumo

A consagração da Declaração Universal dos Direitos Humanos reivindica, não só o direito à Educação, como também a uma escolarização acessível e de concretização digna para todos. Contudo, tal direito não foi ainda assegurado a todos. Aliás, não basta legislar para que a escola pública garanta o acesso e a participação de todos, quando na realidade as práticas e condições de sucesso não existem efetivamente para todo o universo escolar. Em Portugal, tais premissas são aprofundadas nos Decretos-Lei nº 54 e nº 55 (2018), que assentam no princípio de clarificar a não coincidência entre Inclusão e Educação Especial, sendo esta última apenas uma parte da primeira e não a sua totalidade. Assim, a Escola Inclusiva clama por uma reestruturação organizacional, cultural e pedagógica. Poderemos afirmar que o acesso a uma cultura e prática inclusiva se encontra iminente? Há quem defenda que a filosofia africana ubuntu, marcada pela cosmovisão do homem em busca da realização da comunidade, pode servir-nos de guia para esse propósito.  Não sendo a escola uma estrutura estática, mas estando assolada pelas correntes do neoliberalismo, questionamo-nos: como poderia a filosofia africana ubuntu servir de horizonte de referência para a transformação cultural da Escola, para que aprofunde a Inclusão?

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Publicado

2023-07-25

Como Citar

Gonçalves, A. S., Costa, F. K. F. da, & Silva, A. P. (2023). Filosofia africana ubuntu na interface do direito universal à educação, ensino público e escola inclusiva . Educação, Sociedade & Culturas, (65), 1–19. https://doi.org/10.24840/esc.vi65.606

Edição

Secção

DOSSIER TEMÁTICO