Tendências da interculturalidade
Contribuições para formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.24840/esc.vi63.430Palavras-chave:
educação intercultural, educação Superior, diversidade cultural, multiculturalismo, currículoResumo
Trata-se de uma pesquisa sistemática da literatura, tendo como temática a interculturalidade sob a perspectiva de formação de professores da educação básica, no contexto nacional brasileiro. Os artigos foram identificados pelos mecanismos de busca do repositório digital LUME, no portal de periódicos CAPES e na plataforma SCIELO, sem escala temporal, local ou linguística. Pretende-se analisar criticamente as tendências das pesquisas acerca da interculturalidade, trazendo contribuições para o campo da formação de professores. Na sistematização, identificou-se 213 artigos publicados entre os anos 2007-2020, sendo selecionados 10 artigos, por tratarem especificamente do tema. A análise crítica dos artigos nos permitiu identificar lacunas nos currículos de formação dos professores no que diz respeito ao interesse e a incorporação da interculturalidade. Acerca das tendências, evidenciam-se aquelas centradas na práxis pedagógica voltadas para um pensamento crítico com reflexão da ação docente. Como contribuições, ressaltamos que este estudo contribui para uma cultura educativa mais democrática.
Downloads
Referências
Aguado-Odina, Teresa, Gil-Jaurena, Inés, & Mata-Benito, Patricia (2008). El enfoque intercultural en la formación del profesorado: Dilemas y propuestas. Revista Complutense de Educación, 19(2), 275-292. https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/RCED0808220275A
Aquino, Rafael, Acioly-Régnier, Nadja, Carneiro-Leão, Ana, Andrade, Vladimir, & Silva, Ricardo (2021, dezembro 2-4). A importância da formação inicial e contínua do professor em educação multicultural em um caso brasileiro: A interculturalidade deslocada [Comunicação]. 2.º Congresso internacional sobre a formação e a profissão docente, Universidade de Brasília, Brasil.
Bakhtin, Mikhail (2011). Estética da criação verbal. Martins Fontes.
Barreiros, Cláudia (2005). Dialogando com Peter McLaren: Em busca de uma prática pedagógica multicultural e crítica. In Vera Candau (Ed.), Cultura(s) e educação: Entre o crítico e o pós-crítico (pp. 95-114). DP&A.
Bourdieu, Pierre (2003). Capital cultural, escuela y espacio social. Siglo XXI.
Canassa, Júlia (2022). Multiculturalismo na educação: Evidências na formação docente (Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual Paulista). Repositório Institucional Unesp. http://hdl.handle.net/11449/216097
Candau, Vera (2020a). Didática, interculturalidade e formação de professores: Desafios atuais. Revista Cocar, 8, 28-44. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3045
Candau, Vera (2020b). Diferenças, educação intercultural e decolonialidade. Revista Espaço do Currículo, 13(Especial), 678-686. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54949
Candau, Vera, & Leite, Miriam (2007). A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cadernos de Pesquisa, 37(132), 731-758. https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000300011
Candau, Vera, & Russo, Kelly (2010). Interculturalidade e educação na América Latina: Uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional, 10(29), 151-169. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1981-416x2010000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Canen, Ana, & Oliveira, Angela (2002). Multiculturalismo e currículo em ação: Um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação, 21, 61-74. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000300006
Canen, Ana, Arbache, Ana Paula, & Franco, Monique (2001). Pesquisando multiculturalismo e educação: O que dizem as dissertações e teses. Educação & Realidade, 26(1). https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/41321
Clemente, Fabiana, & Morosini, Marilia (2021). Apontamentos sobre competências interculturais na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, 7, e021001. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8654622
Fleuri, Reinaldo (2017). Educação intercultural e movimentos sociais: Trajetória de pesquisa da Rede Mover. Editora do CCTA.
Galvão, Maria Cristiane, & Ricarte, Ivan (2019). Revisão sistemática da literatura: Conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, 6(1), 57-73. https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
Geeregat Vera, Orietta, Vásquez Palma, Olga, & Fierro Bustos, Juan (2012). Procesos de formación inicial docente en contextos multiculturales: inclusión y exclusión. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 38(1), 345-351. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052012000100021
Gil-Madrona, Pedro, Gómez-Barreto, Isabel, & González-Víllora, Sixto (2016). Percepción de los estudiantes de maestro de educación infantil sobre su formación intercultural. Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación, 9(18), 111-128. http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.m9-18.pmei
Guerra, Maria Graças, Cusati, Iracema, & Costa, Kleber (2018). Por um currículo plural na perspectiva do multiculturalismo. Dialogia, 30, 157-168. https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8798
Guilherme, Manuela, & Dietz, Gunther (2015). Difference in diversity: Multiple perspectives on multicultural, intercultural, and transcultural conceptual complexities. Journal of Multicultural Discourses, 10(1), 1-21. https://doi.org/10.1080/17447143.2015.1015539
Irigoyen, Juan, Jiménez, Miriam, & Acuña, Karla (2011). Competencias y educación superior. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 16(48), 243-266. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-66662011000100011 19 Ivenicki, Ana (2018). Multiculturalismo e formação de professores: Dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(100), 1151-1167. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362018002601186
Leardine, Márcia, Araújo, Maria Helena, & Ulhôa, Andrea (2021). Mirando as raias entre Portugal e Espanha: Um diálogo sobre a formação contínua de professores em contextos de diversidade cultural e linguística. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, 23(2), 423-438. https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p423-438
Leask, Betty (2015). Internationalizing the curriculum. Routledge.
Maffei, Henrique, & Genro, Maria Elly (2019). Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal: Brechas numa perspectiva do bem viver. Educação, Ciência e Cultura, 24(3), 173-189. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i3.4495
Mariano, André (2013). A formação de professores na perspectiva multicultural: Do reconhecimento da polissêmia à defesa da perspectiva crítica. EccoS – Revista Científica, 31, 119-134. https://doi.org/10.5585/eccos.n31.2288
Marques, Luiz (2017). Interculturalidade na formação de professores do campo: Análise de uma experiência. Revista Brasileira de Educação do Campo, 2(2), 447-471. https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2017v2n2p447
Martins, Karina, Almeida, Rosiléia, & Baptista, Geilsa (2019). Cultura e diálogo intercultural: Conhecimentos etnoecológicos no ensino da ecologia escolar. In Moisés Martins & Isabel Macedo (Eds.), Livro de atas do III Congresso internacional sobre culturas: Interfaces da lusofonia (pp. 405-415). CECS. http://www.lasics.uminho.pt/OJS/index.php/cecs_ebooks/article/view/3107
McLaren, Peter. (2000). Terror branco e agência de oposição: Por um multiculturalismo crítico. In Peter McLaren, Multiculturalismo crítico (pp. 105-156). Cortez.
Méndez, José (2009). Educação intercultural e justiça cultural. Nova Harmonia.
Moreira, Antônio (2001). A recente produção científica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): Avanços, desafios e tensões. Revista Brasileira de Educação, 18, 65-81. https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300007
Moreira, Antônio, & Candau, Vera (2007). Indagações sobre currículo: Currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica.
Neves, Fagner, & Queiroz, Paulo (2020). O ensino de ciências e a saúde: Por uma docência intercultural e crítico-reflexiva na escola básica. Ciência & Educação, 26. https://doi.org/10.1590/1516-731320200013
Pedro, Ana, Pires, Lucília, & González, Rufino (2008). Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha. Antropológicas, 10, 227-255. https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/71
Rhoden, Juliana, & Zancan, Silvana (2020). A perspectiva da abordagem qualitativa narrativa de cunho sociocultural: Possibilidade metodológica na pesquisa em educação. Educação, 45(1), e61. https://doi.org/10.5902/1984644436687
Ribeiro, Débora, Gaia, Ronan, & Rodrigues, Janine (2020). Colonialidade e raça: Implicações eurocêntricas para o currículo. Revista Cocar, 14(30), 1-21. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3499
Sacristán, José (2002). A construção do discurso sobre a diversidade e suas práticas. In Rosa Alcudia, Carmen, Marisa, Gavilán, Paloma, Sacristán, José, Giné, Núria, López, Francesc, Montón, Maria José, Onribua, Javier, Pérez, Cruz, Sanmarti, Neus, Sentis, Ferran, Tirado, Vicent, & Vieira, Ana Maria, Atenção à diversidade (pp. 13-37). Artmed.
Sant’Ana, Jonathas, Suanno, João, & Silva, Yara (2018). Interculturalizar a formação de professores: Leituras pela abertura epistemológica nos currículos de licenciaturas. Educação, Ciência e Cultura, 23(2), 29-45. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i2.4429
Santiago, Mylene, Akkari, Abdeljalil, & Marques, Luciana (2013). Educação intercultural: Desafios e possibilidades. Vozes.
Santos, Boaventura (2003). Reconhecer para libertar: Os caminhos do cosmopolitismo multicultural (Vol. 3). Civilização Brasileira.
Santos, Juliana (2019). Perspectiva crítico-reflexiva e colaboração na formação do professor. Revista Internacional de Formação de Professores, 4(1), 85-99. https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1395
Severino, Antônio (2012). Integrar cultura e humanismo: Desafio pedagógico da Filosofia no ensino superior. Educar em Revista, 46, 21-35. https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000400003
Silva, Maria Aparecida, & Santos, Monica (2021). Educação, diversidade e direitos humanos: Trajetórias e desafios. Paco e Littera.
Sousa, Lizandra, Sousa, Fausto, Silva, Maria Zilma, Freitas, Suzana, Rodrigues, Maria, Conceição, Sônia, Arruda, Jaciara, & Carvalho, Herli (2022). Formação de professores: Saberes docentes para uma atuação intercultural. Research, Society and Development, 11(3), e22211326394. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26394
Torres, Denise (2013). Educação do campo, avaliação e currículo: Um olhar a partir da interculturalidade crítica. Revista Espaço do Currículo, 6(3), 595-607. https://doi.org/10.15687/rec.v6i3.18997
UNESCO. (2015). Educação para a cidadania global: Preparando alunos para os desafios do século XXI. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311
Veiga-Neto, Alfredo (2003). Cultura, culturas e educação. Revista Brasileira de Educação, 23, 5-15. https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2003.n23/
Walsh, Catherine (2007). Interculturalidad y colonialidad del poder: Un pensamiento y posicionamiento “otro” desde la diferencia colonial. In Santiago Castro-Gomez & Ramón Grosfoguel (Eds.), El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global (pp. 47-62). Siglo del Hombre Editores.Walsh, Catherine (2008). Interculturalidad, plurinacionalidad y decolonialidad: Las insurgencias político-epistémicas de refundar el Estado. Tabula Rasa, 9, 131-152. https://revistas.unicolmayor.edu.co/index.php/tabularasa/article/view/1498
Walsh, Catherine (2009). Interculturalidad, estado, sociedad. Universidad Andina Simón Bolivar; Abya-Yala.
Walsh, Catherine (2010). Interculturalidad crítica y educación intercultural. In Jorge Viaña, Luis Tapia, & Catherine Walsh, Construyendo interculturalidad crítica (pp. 75-96). Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello.
Walsh, Catherine (2019). Interculturalidade e decolonialidade do poder: Um pensamento e posicionamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, 5(1), 6-39. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/revistadireito/article/view/15002
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Priscila Dalpiaz, Andreza, Marcia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Os/as autores/as mantêm os direitos autorais, sem restrições, e concedem à revista ESC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA). É permitido copiar, transformar e distribuir e adaptar o material em qualquer suporte ou formato, desde que com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, as alterações sejam identificadas e seja aplicada a mesma licença ao material derivado, não podendo ser usado para fins comerciais.