A A visita a uma exposição vista pelos/as professores/as

Elementos para uma análise

Autores

  • Ana Delicado Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal)
  • Maria do Mar Gago Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (Lisboa/Portugal)
  • Alcina Cortez INET-MD, Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi40.309

Palavras-chave:

exposição científica, professores/as, visitas escolares a museus

Resumo

Este artigo dá conta dos resultados de um inquérito a professores/as que acompanharam visitas escolares à exposição A Evolução de Darwin (Fundação Calouste Gulbenkian, 2009). São
exploradas as motivações para a visita, a avaliação da aprendizagem por parte dos/as alunos/as, os
efeitos proporcionados pelas visitas guiadas e pelos materiais de apoio. Os resultados obtidos revelam
a importância da articulação dos conteúdos da exposição com o currículo escolar, o papel
desempenhado pelas visitas guiadas no aprofundamento dos conhecimentos dos/as alunos/as e a relevância dos pacotes educativos enviados previamente para a preparação das visitas mas também para discussões pós-visita e outras atividades letivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Delicado, A. ., Gago, M. do M. ., & Cortez, A. (2013). A A visita a uma exposição vista pelos/as professores/as: Elementos para uma análise. Educação, Sociedade & Culturas, (40), 187–207. https://doi.org/10.34626/esc.vi40.309