A imagem fotográfica como agente ou armadilha de aprendizagem/interpretação

Autores

  • Maria do Carmo Serén CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Universidade do Porto (Porto/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi40.303

Palavras-chave:

informação/expressão, presentação/representação, pré-concepção/ revolução do digital

Resumo

As imagens fotográficas, nos seus diversos suportes mediáticos, dominam o universo das artes visuais. A Fotografia é ensinada em diversas escolas públicas ou privadas, cobrindo o espaço das ciências da comunicação, da publicidade e das artes visuais. Se atravessou a segunda metade do século XIX como produção técnica utilizada como documento da realidade, a Fotografia tentou sempre a sua autonomia e valorização como arte, destacando a fotografia de autor da sua alargada utilização social. No último quartel do século XX, afirma os valores desestruturantes do pós-modernismo e, paradoxalmente, enquanto se torna claro que a figuração é a sua fundamentação, são as obras pós-modernas que lhe garantem a classificação como arte e a entrada definitiva nos museus. Hoje acentua-se o seu papel de experiência da experiência, ou seja, de um novo significado para a criação figurativa que a revolução do digital fez acelerar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Serén, M. do C. . (2013). A imagem fotográfica como agente ou armadilha de aprendizagem/interpretação. Educação, Sociedade & Culturas, (40), 77–94. https://doi.org/10.34626/esc.vi40.303