O grande louco

O olhar insubordinado de Simón Rodriguez

Autores

  • Tatiana Fernández Instituto de Artes – Departamento de Artes Visuais, Universidade de Brasília (Brasília/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi40.302

Palavras-chave:

Simón Rodríguez, pedagogia crítica, teoria queer, pedagogia cultural de fronteira

Resumo

No contexto das revoluções libertárias de América do Sul no século XIX, o escritor e pedagogo venezuelano Simón Rodríguez, mestre de Simón Bolívar, elabora um projeto educativo que procura romper com o pensamento do dominado, como sujeito colonial, por meio da reconstrução do sujeito social. O projeto chamado Educação Social consiste em permitir o sujeito pensar por si mesmo. Rodríguez foi considerado um excêntrico louco pelas suas ideias e práticas pedagógicas. Neste artigo argumenta-se sobre a importância do olhar insubordinado no pensamento e pedagogia de Rodríguez, denominada pedagogia robinsoniana, que marca a estreita relação entre educação, arte e política na América do Sul. Com este objetivo analisa-se o seu pensamento na perspetiva de uma pedagogia cultural de fronteira e observa-se a contiguidade entre arte, educação e pesquisa que existe na sua obra. Propõe-se, nesta linha, uma educação em visualidade que promova um olhar queer, insubordinado.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

Fernández, T. . (2013). O grande louco: O olhar insubordinado de Simón Rodriguez. Educação, Sociedade & Culturas, (40), 55–75. https://doi.org/10.34626/esc.vi40.302