A produção de conhecimento situado e implicado

Caminhos e descobertas de uma etnografia global sobre educação cultural e artística contemporânea

Autores

  • Rafaela Ganga IS-UP – Instituto de Sociologia, Faculdades de Letras, Universidade do Porto (Porto/Portugal)
  • Laura da Fonseca CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto/Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi40.301

Palavras-chave:

etnografia global, educação cultural e artística, arte contemporânea

Resumo

Este artigo sobre educação cultural contemporânea discute os caminhos metodológicos (fundamentos, processos e procedimentos) de uma etnografia global, sem esquecer as descobertas permitidas por esta metodologia. Num primeiro momento, debate as possibilidades da etnografia global na iluminação de resistências, interpretações e incorporações locais e expõe as quatro extensões do método de caso alargado a três museus de arte  contemporânea, de três cidades Capitais Europeias da Cultura (Liverpool, Vilnius e Porto), durante a primeira década deste século. Num segundo momento, evidencia modos singulares e plurais de produzir dinâmicas de museu e de cidade – desindustrialização, descentralização e des/reprivatização –, assim como observa leituras
cruzadas de estratégias educativas e culturais de cada um dos museus que se distinguem pela combinação singular de propósitos pedagógicos, culturais, estéticos, sociais e políticos.

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Publicado

2013-12-01

Como Citar

Ganga, R., & Fonseca, L. da . (2013). A produção de conhecimento situado e implicado: Caminhos e descobertas de uma etnografia global sobre educação cultural e artística contemporânea . Educação, Sociedade & Culturas, (40), 31–53. https://doi.org/10.34626/esc.vi40.301