E depois de 25 de abril de 1974

Centro(s) e periferia(s) das decisões no governo das escolas

Autores

  • Licínio C. Lima Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi43.277

Palavras-chave:

governo das escolas, tomada de decisão democrática, autonomia

Resumo

O autor revisita trabalhos que produziu ao longo dos últimos anos sobre a administração do sistema educativo e a organização das escolas, após a revolução de 25 de Abril de 1974, procurando retomar alguns textos e articular linhas de argumentação onde mais claramente se evidenciam: tensões entre distintos centro(s) e periferia(s) político-administrativos; distintas conceções de autonomia; realizações do passado recente, obstáculos do presente e perspetivas futuras em torno da democratização e da autonomia das escolas; uma representação analítica de tipo policêntrico acerca dos lugares e dos processos de tomada de decisões no governo das escolas públicas.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Lima, L. C. (2014). E depois de 25 de abril de 1974: Centro(s) e periferia(s) das decisões no governo das escolas. Educação, Sociedade & Culturas, (43), 137–155. https://doi.org/10.34626/esc.vi43.277