Esgrimindo com Bernstein e Bourdieu
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Resumo
Não consigo falar de Pierre Bourdieu sem falar de Basil Bernstein, e vice-versa. Para mim, os dois «Bs» são inseparáveis e, como tal, fazem parte da minha própria história de vida. Num espaço de cinco meses – entre Setembro de 2001 e Janeiro de 2002 – ficámos sem estes grandes pensadores, talvez aqueles que mais marcaram o desenvolvimento da sociologia da educação na segunda metade do século XX. Nas palavras de Tadeu da Silva, «não existe provavelmente na sociologia da educação, mais recente, nenhum esforço de pesquisa e de teorização que seja comparável ao de Bernstein e ao de Bourdieu» (Silva, 1996: 11).
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Como Citar
Referências
BOURDIEU, P. (1967). Systems of education and systems of thought. International Social Sciences Journal, XIX, 3.
YOUNG, M. F. D. (Org.) (1971). Knowledge and control. Londres: Collier-Macmillan.
BOURDIEU, P. (1993). La misère du monde. Paris: Éditions du Seuil.
SILVA, T. T. (1996). Duas sociologias da educação: Bernstein e Bourdieu. In Tomaz T. Silva (Org.), Identidades terminais (pp. 11-30). Petrópolis: Editora Vozes.
STOER, S. R. (1979). A genética cultural da «Reprodução». O Professor, 15, 21-24.