O potencial das atividades de sonorização de cinema na inclusão de crianças vulneráveis

Um estudo de caso múltiplo

Autores

  • Susana Silva Centro de Psicologia da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34626/esc.vi50.142

Palavras-chave:

criatividade, inclusão, empoderamento, individuação, música, sonorização

Resumo

O ato criativo suporta a afirmação de si mesmo enquanto indivíduo singular e é, nesse sentido, um veículo de inclusão. O exercício da música em contexto escolar não está necessariamente associado ao ato criativo, pelo que a utilização da música enquanto veículo de inclusão de crianças e jovens vulneráveis merece alguma reflexão sobre os moldes em que essa utilização é feita. Entre as múltiplas possibilidades de prática musical em contexto escolar, a sonorização de cinema (construção de bandas sonoras) pode constituir um meio privilegiado para promover a libertação criativa e a afirmação individual. Para demonstrar esta possibilidade, descrevemos três experiências pedagógicas em turmas do 1º ciclo do ensino básico, oriundas de meios dominantemente desfavorecidos. Colocamos a ênfase nas metodologias adotadas em cada um dos três projetos, salientando a diversidade de
linhas de ação que é possível alcançar à luz de um mesmo ideário – um ideário assente na criação e na redescoberta de significados para o som. Reportamos dados de uma avaliação informal, feita em sala de aula, e salientamos a necessidade futura de avaliação sistemática e objetiva nesta área. 

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

Silva, S. (2017). O potencial das atividades de sonorização de cinema na inclusão de crianças vulneráveis: Um estudo de caso múltiplo. Educação, Sociedade & Culturas, (50), 177–195. https://doi.org/10.34626/esc.vi50.142